Apresentação da CEVID aos 32 novos Magistrados do TJPR.

No dia 15 de outubro, a Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, e o Vice-Coordenador da CEVID/TJPR, Dr. Marcos Antônio da Cunha Araújo, realizaram exposição durante o Curso de Formação Inicial para Juízes Substitutos, com o intuito de apresentar a atuação da Coordenadoria aos 32 novos magistrados que tomaram posse no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) na última quinta-feira, 10 de outubro.

Na segunda-feira, 14 de outubro, teve início o Curso de Formação Inicial para Juízes Substitutos, que se estenderá até o final de janeiro de 2025. Com duração total de 483 horas, a capacitação é dividida em seis módulos e é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), além de ser certificada pela Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR). Entre os conteúdos abordados, destacam-se tópicos como: o funcionamento do TJPR, ética, hermenêutica, direitos humanos, comunicação, entre outros.

O curso em questão, promovido pela Ejud-PR, é obrigatório para os magistrados recém-empossados que foram aprovados no concurso da magistratura no Paraná. Com foco na integração e no desenvolvimento de competências teóricas, práticas e comportamentais, a capacitação atende às diretrizes da Emenda Constitucional nº 45 e da Resolução nº 02 de 2016 da Enfam, alinhando-se aos princípios do TJPR.