Promotorias da Mulher ou Núcleos de Gênero do Ministério Público - CEVID
- TJPR
- CEVID
- CEVID
- Rede de enfrentamento
- Promotorias da Mulher ou Núcleos de Gênero do Ministério Público
- Relatórios CEVID
- Cevid Orienta
- FOVID - Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher
- Artigos e Revistas
- Boletins Informativos
- Rede de enfrentamento
- Grupos Reflexivos
- Conselhos da Comunidade
- Aplicativo do Pânico
- Formulário Nacional de Avaliação de Risco
- PROGRAMA CEVID EDUCATRON: EDUCA AÇÃO - MARIA DA PENHA NAS ESCOLAS
- Programa Estadual Paraná Lilás
- Convênios
- Campanhas
- InterLABVD
- Lives, Cursos e Capacitações
- Projetos / Boas Práticas
- Pesquisas Acadêmicas
- Gestão
- COCEVID
- Materiais e Documentos
- Endereços e telefones
Promotorias da Mulher ou Núcleos de Gênero do Ministério Público
O Ministério Público possui ampla atuação em sede de violência doméstica e familiar no âmbito processual e extraprocessual.
Intervém, quando não for parte, nas causas cíveis e criminais decorrentes da violência doméstica e familiar contra mulher. Requisita a força policial e serviços públicos, exercendo a fiscalização nos estabelecimentos públicos e particulares de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, além de cadastrar os casos de violência doméstica.
Convém ressaltar sua atuação na elaboração e participação nas políticas públicas que visam coibir a violência doméstica e familiar contra a Mulher, além de possuir especial papel na defesa dos interesses e direitos transindividuais previstos na Lei Maria da Penha.
A lei prevê uma atuação multifacetada por parte do Ministério Público no combate, na prevenção e erradicação da violência doméstica e familiar.
Além de realizar a persecução penal do autor da violência, o Ministério Público é responsável por:
Receber e encaminhar a demanda das vítimas, seja por meio das Promotorias de Justiça de Enfrentamento à Violência Doméstica ou do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção dos Direitos Humanos;
Solicitar abertura de inquérito policial à polícia civil em caso de comprovados indícios de violência ou de novas diligências policiais visando à ampliação da investigação para a comprovação do crime.
Realizar a fiscalização da atuação policial;
Requerer medida protetiva de urgência ao Judiciário;
Requisitar força policial e serviços públicos de saúde, de educação, de assistência social e de segurança, entre outros, voltados à vítima;
Fiscalizar os estabelecimentos públicos e particulares de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, e adotar, de imediato, as medidas administrativas ou judiciais cabíveis no tocante a quaisquer irregularidades constatadas;
Cadastrar os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher;
Acompanhar, fiscalizar e monitorar os serviços de atendimento multidisciplinar voltados ao/a autor/a de violência doméstica;
O Núcleo de Gênero e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher - NUPIGE - é vinculado a este Centro de Apoio. O Núcleo tem por objetivo articular as demandas de gênero a nível estadual no Ministério Público e defender os direitos difusos, coletivos e individuais indisponíveis concernentes às questões de gênero, bem como estimular, acompanhar e fiscalizar a implantação e a implementação das políticas públicas para as mulheres, no âmbito do Estado do Paraná.