Biblioteca Hugo Simas recebe doação de acervo histórico
BIBLIOTECA HUGO SIMAS RECEBE DOAÇÃO DE ACERVO HISTÓRICO
Obras pertenciam à família de Marins Alves de Camargo
A Biblioteca Hugo Simas, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), recebeu a doação de cerca de 500 itens, pertencente à família de Marins Alves de Camargo. O acervo é composto de obras literárias, diários e registros históricos do Paraná, que agora estarão disponíveis para pesquisa e consulta pública.
“É um momento de muita alegria, para nós do Tribunal, receber essa biblioteca do doutor Marins Alves de Camargo. É uma grande responsabilidade, pois a família escolheu exatamente o Tribunal de Justiça para receber essa doação, para que possamos conservá-la e cuidar bem dela, e para que ela possa ter uma grande destinação”, afirmou o diretor-geral da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), desembargador Ramon de Medeiros Nogueira.
“É uma alegria enorme, um orgulho enorme do meu avô. Essa é a ideia de coisas célebres e boas, que seja dividido com todos, porque ficar com coisas importantes dentro de casa, não diz nada”, ressaltou a neta de Marins Alves, Josette Maria Hauer.
Marins Alves de Camargo nasceu em 1882 e atuou como promotor público de Curitiba, secretário de Estado, deputado estadual, senador e vice-presidente do Estado. Foi um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde ocupou a cátedra de Direito Internacional Público da Faculdade de Direito. Dentro do seu acervo, estão obras raras com registros importantes dos poderes Executivo e Judiciário.
“Tem vários relatórios que são do governador da época, algumas informações que se referem ao Poder Judiciário, a história das comarcas e divisões territoriais. Arquivos muito importantes para as nossas pesquisas e, portanto, vai ser de grande valia para o Tribunal”, destacou a bibliotecária Ana Zeschotko.
Durante a solenidade de doação, fizeram parte do dispositivo de autoridades: o diretor-geral da Ejud-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; o ouvidor-geral do TJPR, desembargador Fernando Ferreira de Morais; a desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes; e os familiares de Marins Alves de Camargo, Norma Camargo e Marins Alves de Camargo Neto.