8ª Câmara Cível indicou responsabilidade solidária e objetiva da empresa em processo aberto por passageira idosa 

Comarca de Loanda participa de conversa sobre prevenção à violência doméstica e familiar

Legenda

COMARCA DE LOANDA PARTICIPA DE CONVERSA SOBRE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

Iniciativa reforça a importância do engajamento da sociedade e do setor privado no enfrentamento à violência doméstica e familiar 

A comarca de Loanda participou na quinta-feira (21/11) de uma roda de conversa sobre violência doméstica e familiar contra a mulher em uma fábrica de metais na região. A ação faz parte do programa Paraná-Lilás, do qual o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) participa, voltado à promoção da igualdade de gênero e do combate à violência contra a mulher. A iniciativa ocorreu um dia após a abertura da campanha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada no dia 20 de novembro, sobre os “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. 

Os temas abordados na roda de conversa incluíram: os ciclos e os tipos de violência doméstica; o impacto desse problema na vida dos filhos; e a aplicação da Lei Maria da Penha. O debate destacou ainda que, embora a Lei Maria da Penha seja direcionada à proteção das mulheres, o Código Penal também ampara homens vítimas de violência, reforçando a importância de buscar ajuda em situações de vulnerabilidade.

Participaram da ação o juiz de Direito da comarca, Cristiano Diniz da Silva, além de integrantes da Patrulha Maria da Penha, da Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu), do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram) e do Conselho da Comunidade.

Outro ponto de destaque foi como as empresas privadas desempenham um papel essencial na criação de ambientes seguros e no apoio a colaboradores que enfrentam situações de violência, seja de forma direta ou indireta. Além disso, os participantes ainda discutiram sobre os prejuízos emocionais, sociais e educacionais sofridos pelas crianças expostas à violência doméstica, com ênfase na necessidade de intervenções que garantam a proteção integral da família.